Iniciativas
Exposições
Local
Casa Museu Amália Rodrigues
Exposição
Amália e as Marchas Populares
Datas
01/06/2022 a 30/06/2022
Local
Casa do Design (Matosinhos)
Exposição
PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-1920
Datas
19/03/2022 a 18/09/2022
Local
Biblioteca S. Domingos de Rana
Exposição
Amália sob o olhar de Sílvia Nogueira e Maria Luísa Gomes
Datas
08/03/2022 a 09/04/2022
Local
Museus Chapelaria e Sapatos (S.J.Madeira)
Exposição
Amália Mulher
Datas
04/03/2022 e 31/12/2022
Local
Palácio Baldaya (Benfica)
Exposição
Dia de Muertos: Una Tradicíon Mexicana en Benfica
Datas
29/10/2021 a 07/11/2021
Espetáculos
AMÁLIA, DONA DE SI - O MUSICAL
COLISEU DOS RECREIOS
29/01/2023
Espetáculo biográfico sobre a vida e legado de Amália Rodrigues, onde poderemos descobrir os sonhos, os medos, as ansiedades e as escolhas artísticas de uma mulher de sensibilidade, voz e intuição únicas que, acima de tudo, foi sempre dona de si.
AMAR AMÁLIA
Palais des Congrès de Paris
17/06/2022
Pavilhão Desportivo de Albufeira
30/07/2022
Altice Forum Braga
06/11/2022
Casino Estoril
25/11/2022
Podcast
Amaliando
Amaliando é um podcast da Fundação Amália Rodrigues que tem como objetivo refletir sobre Amália e o seu legado. Este projeto une diferentes gerações e quer abrir portas para as múltiplas investigações que o universo de Amália pode e deve abarcar. Em formato conversa, cada episódio conta com um convidado diferente e um tema específico, a partir de Amália. Descubra abaixo todos os episódios do Amaliando.
Em Cada D' Amália
1ªTemporada
Com: Ana Moura, António Pinto Basto, Conan Osíris, Custódio Castelo, Dino Santiago, Diogo Piçarra, FF, Hélder Moutinho, João Pedro Pais, Joel Pina, Jorge Fernando, José Cid, Katia Guerreiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Rui Veloso, Sara Correia.
2ªTemporada
Com: Anabela, António Chaínho, António Sala, António Zambujo, Buba Espinho, Camané, Carminho, Cuca Roseta, Fábia Rebordão, Filipe La Féria, Gisela João, Gonçalo Salgueiro, Herman José, Luís Trigacheiro, Luísa Sobral, Marco Paulo, Mariza, Teresinha Landeiro.
PARCERIA COM A
Add Your Heading Text Here
Centenário
O programa do Centenário de Amália Rodrigues reúne exposições imersivas sobre a sua vida e carreira, como “Bem-vinda Sejas, Amália”, além de outras mostras temáticas. Inclui espetáculos contemporâneos com Vibes & Beats, concertos narrativos com o projeto “Amália – Uma História de Vida” (Vox Angelis), edições comemorativas e atividades culturais diversas. Estas iniciativas celebram a influência de Amália na música, arte e identidade portuguesas.
Prémios Amália
Os Prémios Amália tiveram como objetivo maior enaltecer o nome e a imagem daquela que foi e continuará a ser a voz da Alma Portuguesa, mas também reconhecer o mérito dos que, em cada ano, deram o seu contributo para manter viva a grandeza do Fado e, consequentemente, a grandeza de Amália.
Mestre Rui Fernandes
Peça escultórica, em bronze natural (amarelo metálico), recortada, que encerra tudo o que Amália foi como Voz, como Artista e como Personalidade.
A peça é como um Ceptro significando o Poder. No topo, em vez das Armas da Casa Real, temos o Seu perfil que lhe era muito peculiar no término das suas actuações; o Ceptro é a figura de ligação à sua poderosa Voz, em todos os aspectos musicais. A peça descreve-nos o infinito pois, se o percorrermos nunca tem fim, assim como as qualidades artísticas da Amália. A base é composta por duas pedras de cor cinzenta (Sintra) simbolizando a sua simplicidade e humildade. As duas faces negras são o luto pela sua perda e o lamento do Fado.
X Gala Prémios Amália
6 outubro 2015 | Teatro Municipal S. Luiz, Lisboa
Nesta 10.ª edição, a Fundação decidiu que o Prémio Amália Rodrigues passaria a distinguir uma personalidade ou instituição que se tivesse destacado no panorama artístico-cultural português e cujo trajeto assentasse numa carreira de mérito, reconhecendo a grandeza do seu universalismo.
Nesse sentido, na décima edição dos Prémios Amália, o homenageado foi Vítor Pavão dos Santos.
IX Gala Prémios Amália
6 outubro 2014 | Teatro Municipal S. Luiz, Lisboa
Com um júri composto por Tozé Brito (autor, compositor, intérprete; presidente do júri), Conceição Carvalho (produtora), Joana Carneiro (maestrina), Cristina Condinho (produtora RDP/RTP), Joaquim Maralhas (produtor, locutor Rádio Amália) e Maria de Lourdes de Carvalho (autora, jornalista; pesquisa e coordenação pela FAR), foram distinguidas personalidades em 13 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por Joana Teles e José Carlos Malato.
VIII Gala Prémios Amália
4 novembro 2013 | Teatro Municipal S. Luiz, Lisboa
Com um júri composto por Tiago Torres da Silva (autor, compositor, encenador; presidente do júri), Dina Isabel (locutora, diretora da RR e Rádio Sim), Ada de Castro (fadista, veterana e laureada), Carlos Manuel Proença (músico/compositor e produtor discográfico), Francisco Simões (escultor/professor) e Maria de Lourdes de Carvalho (coordenadora pela FAR/sem direito a voto), foram distinguidas personalidades em 11 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por José Carlos Malato.
30 novembro 2012 | Coliseu dos Recreios, Lisboa
VII Gala Prémios Amália
Com um júri composto por Jorge Fernando (compositor, autor, intérprete, instrumentista, produtor, membro do Conselho Geral da FAR), José Gonçalez (radialista e fadista), Amélia Muge (compositora, autora, intérprete), Nuno Miguel Guedes (jornalista e letrista), Sidónio Pereira (guitarrista e compositor) e Álvaro Sales Lopes (membro do Conselho Geral da FAR), foram distinguidas personalidades em 14 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por José Carlos Malato.
VI Gala Prémios Amália
26 novembro 2011 | Salão de Festas da Voz do Operário, Lisboa
Com um júri composto por Fernando Machado Soares (juiz conselheiro jubilado e fadista, presidente do júri), Rui Vieira Nery (musicólogo), Jorge Fernando (músico e fadista), Nuno Lopes (jornalista) e António Sales Lopes (membro do Conselho Geral da FAR), foram distinguidas personalidades em 8 categorias distintas:
V Gala Prémios Amália
4 novembro 2010 | Coliseu dos Recreios, Lisboa
Com um júri composto por Fernando Machado Soares (juiz conselheiro jubilado e fadista, presidente do júri), Américo Lourenço e Nelson Tereso (Administradores da FAR), Rui Vieira Nery (musicólogo), Nuno Lopes (jornalista) e José Pracana (guitarrista), foram distinguidas personalidades em 9 categorias distintas:
IV Gala Prémios Amália
4 maio 2009 | Campo Pequeno, Lisboa
Com um júri composto por Fernando Machado Soares (juiz conselheiro jubilado e fadista, presidente do júri), Américo Lourenço e Nelson Tereso (Administradores da FAR), Rui Vieira Nery (musicólogo), Nuno Lopes (jornalista) e José Pracana (guitarrista), foram distinguidas personalidades em 9 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por Júlio Isidro e Marta Leite de Castro.
III Gala Prémios Amália
21 maio 2008 | Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
Com um júri composto por Fernando Machado Soares, Nelson Tereso e Américo Lourenço (administradores da FAR), Hélder Moutinho (fadista e poeta), Nuno Lopes (jornalista) e Gabriela Canavilhas (presidente da Orquestra Metropolitana de Lisboa e pianista), foram distinguidas personalidades em 7 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por José Carlos Malato.
II Gala Prémios Amália
28 maio 2006 | Teatro Municipal S. Luiz, Lisboa
Com um júri composto por Alina Vaz (atriz), Sara Pereira (gestora do Museu do Fado), José Luís Gordo (poeta), Nuno Lopes (jornalista) e Fernando Machado Soares (juiz conselheiro; presidente do júri), foram distinguidas personalidades em 18 categorias distintas:
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por Eládio Clímaco e Filipa Gordo.
I Gala Prémios Amália
18 outubro 2005 | Teatro Municipal S. Luiz, Lisboa
Na 1ª edição dos Prémios Amália, a Fundação Amália Rodrigues distinguiu personalidades em 16 categorias distintas.
A cerimónia de entrega dos Prémios foi apresentada por Eládio Clímaco e Filipa Gordo.